Continuando nossa série de artigos sobre Rock, a bola da vez é o "Grunge". A cidade de Seattle estava sendo isolada em termos musicais, sendo que tinham grandes músicos, grandes bandas, mas não estava sendo dado o devido valor à cidade. Assim, com a mistura do Hard Core, Heavy Metal, Rock Alternativo e até HardCore Punk, nasce o estilo que em 1990 teria o seu pico de popularidade, o "Grunge".

O termo Grunge, vem da forma relaxada de pronuncia da palavra Grungy, que quer dizer "Sujo". Esse termo se dava ao uso de um som muito barulhento, letras angustiantes e sarcásticas, assuntos como confinamento, alienação social, apatia e desejo pela liberdade. A principal característica do Grunge, é a aparência desleixada dos músicos, e suas criticas à sociedade.
Fora de Seattle e do Noroeste Pacífico, muitos artistas e cenas musicais influenciaram o Grunge. As mais importantes influências no gênero, foram as bandas de Rock alternativo da região nordeste dos Estados Unidos, incluindo "Sonic Youth, Pixies e Sinosaur Jr." Através do seu patrocínio às bandas de Seattle, o Sonic Youth "inadvertidamente alimentou" a cena grunge, e reforçou as atitudes ferozmente independentes de seus músicos. A influência do Pixies no Nirvana foi notada por Kurt Cobain, que comentou em uma entrevista da Rolling Stone que: "conectado com a banda tão fortemente que eu deveria estar nela." O uso do Nirvana do Pixies é o "verso suave, refrão pesado", popularizada essa abordagem estilística em ambos o grunge e outros subgêneros do rock alternativo.
O Nirvana (1986-1994) foi uma das bandas responsáveis pela divulgação comercial do grunge mundialmente. Liderada pelo depressivo e agressivo Kurt Cobain (1967-1994), a banda conseguiu emplacar a marca do movimento da Geração X - como também é denominado o nascimento do grunge, incentivando o nascimento de outros grupos do estilo. Com o lançamento do álbum Nervermind (1991), rapidamente jovens de todos os países já sabiam cantar de cor hits do Nirvana, como “Smells Like Teen Spirit”, “Come as you are”, “Polly”, dentre outros.Embora o estilo tenha feito muito sucesso na década de 90, neste mesmo momento, ele teve um declínio enorme. Surgiram bandas que não tinha as raíozes das primeiras bandas de grounge, que eram raízes "Underground" (mais pobres). As novas bandas formaram o "Pós-Grounge" que tinham um som mais viável comercialmente, ja que suavizavam o som das guitarras com uma produção mais limpa, apropriada para reprodução em rádio.
Algumas bandas ainda continuam a gravar neste estilo, podemos ter como exemplo conhecido o Pearl Jam, que até hoje faz turnês e mantêm o estilo Grunge em suas letras.
Abaixo, uma lista com bandas deste estilo:
- Mad Season
- Dinosaur Jr.
- Nirvana
- Pearl Jam
- Stone Temple Pilots
- Alice In Chains
- Screaming Trees
- Jerry Cantrell
- Foo Fighters
- Temple Of The Dog
2 comentários:
Belo blog, Luis. Desde já considero-me leitor cativo deste espaço!
Abraços!
Luciano
aah, muito obrigado mesmo.
Tratarei de melhorar meus textos para não decepcioná-lo!
Postar um comentário